TESTEMUNHOS DA RESSURREIÇÃO

Acreditamos em determinados factos históricos simplesmente porque os historiadores relatam esses acontecimentos e não porque nós estivéssemos lá para os confirmar. Neste sentido, dificilmente alguém ousaria negar, por exemplo, que Herodes e Pilatos existiram, de facto, e que foram contemporâneos de Jesus. Isto porque acreditamos nos registos históricos acerca dessas personagens. Da mesma maneira, os escritores do Novo Testamento registam inúmeros testemunhos pessoais relacionados não só com a vida de Jesus, mas também com o facto da Sua ressurreição. Notemos alguns desses testemunhos registados na Bíblia:

“Vós sois as testemunhas destas coisas. E Eu vou mandar sobre vós o que meu Pai prometeu. Entretanto, permanecei na cidade até serdes revestidos com a força do Alto.” ( Lucas 2:48-49).

“Mas ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria e até aos confins do mundo.” (Actos 1:8).

“Foi este Jesus que Deus ressuscitou, e disto nós somos testemunhas. Tendo sido elevado pelo poder de Deus, recebeu do Pai o Espírito Santo prometido e derramou-o como vedes e ouvis.” (Actos 2:32-33),

“Destes a morte ao Príncipe da Vida, mas Deus ressuscitou-o dos mortos, e disso nós somos testemunhas.” (Actos 3:15).

“Com grande poder, os Apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e uma grande graça operava em todos eles.” (Actos 4:32).

“E nós somos testemunhas destas coisas, juntamente com o Espírito Santo, que Deus tem concedido àqueles que lhe obedecem.” (Actos 5:32).

“E nós somos testemunhas do que Ele fez no país dos judeus e em Jerusalém. A Ele, que mataram, suspendendo-o de um madeiro, Deus ressuscitou-o, ao terceiro dia, e permitiu-lhe manifestar-se, não a todo o povo, mas às testemunhas anteriormente designadas por Deus, a nós que comemos e bebemos com Ele, depois da sua ressurreição dos mortos.” (Actos 10:39-41).

“Mas Deus ressuscitou-o dos mortos e, durante muitos dias, apareceu aos que tinham subido com Ele da Galileia a Jerusalém, os quais são agora suas testemunhas diante do povo.” (Actos 13:30-31).

“Ele foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras; apareceu a Cefas e depois aos Doze. Em seguida, apareceu a mais de quinhentos irmãos, de uma só vez, a maior parte dos quais ainda vive, enquanto alguns já morreram. Depois apareceu a Tiago e, a seguir, a todos os Apóstolos. Em último lugar, apareceu-me também a mim, [apóstolo Paulo] como a um aborto. É que eu sou o menor dos apóstolos, nem sou digno de ser chamado Apóstolo, porque persegui a Igreja de Deus. (1 Coríntios 15:4-9).

“Mas se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã é também a vossa fé. E resulta até que acabamos por ser falsas testemunhas de Deus, porque daríamos testemunho contra Deus, afirmando que Ele ressuscitou a Cristo, quando não o teria ressuscitado, se é que, na verdade, os mortos não ressuscitam.” (1 Coríntios 15:14-15).

“O que existia desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplámos e as nossas mãos tocaram relativamente ao Verbo da Vida, de facto, a Vida manifestou-se; nós vimo-la, dela damos testemunho e anunciamo-vos a vida eterna que estava junto do Pai e que se manifestou a nós.” (1 João 1:1-2).

“Ele prosseguiu: O Deus dos nossos pais predestinou-te para conheceres a sua vontade, para veres o Justo e para ouvires as palavras da sua boca, porque serás testemunha diante de todos os homens, acerca do que viste e ouviste.” (Actos 22:14-15).

“Na noite seguinte, o Senhor apresentou-se diante dele [apóstolo Paulo]e disse-lhe: Coragem! Assim como deste testemunho de mim em Jerusalém, assim é necessário que o dês também em Roma.” (Actos 23:11).

“Perguntei [apóstolo Paulo]: ‘Quem és tu, Senhor?’ E o Senhor respondeu: ‘Eu sou Jesus a quem tu persegues. Ergue-te e firma-te nos pés, pois para isto te apareci: para te constituir servo e testemunha do que acabas de ver e do que ainda te hei-de mostrar. Livrar-te-ei do povo e dos pagãos, aos quais vou enviar-te, para lhes abrires os olhos e fazê-los passar das trevas à luz, e da sujeição de Satanás para Deus. Alcançarão, assim, o perdão dos seus pecados e a parte que lhes cabe na herança, juntamente com os santificados pela fé em mim.’ (Actos 26:15-18).