JESUS, O FILHO DO HOMEM

"Passados dois dias, a mãe de Jesus foi convidada para um casamento na aldeia de Caná, na Galileia. Jesus e os seus discípulos também foram convidados. A certa altura da festa, o vinho acabou-se e a mãe de Jesus procurou-o para resolver o problema.

“As tuas preocupações não são as minhas”, respondeu. “Aliás, ainda não chegou a minha hora.”

A sua mãe recomendou aos criados: “Façam tudo o que ele vos disser”.

Encontravam-se ali seis jarros de pedra que eram utilizados para a cerimónia de purificação dos judeus e que levavam entre 75 e 115 litros cada. Jesus disse aos criados que os enchessem até acima com água. Feito isto, ordenou: “Tirem algum e levem-no ao mestre-de-cerimónias.” Assim fizeram.

Quando este provou a água transformada em vinho, e não sabendo qual a sua origem (embora os criados o soubessem), chamou o noivo: “É costume o dono da casa gastar primeiro o vinho melhor e depois, quando todos se fartam, apresentar o vinho inferior. Mas vocês guardaram o melhor para o fim.

Este milagre de Caná da Galileia foi a primeira manifestação pública que Jesus deu do poder divino. E os seus discípulos acreditavam que era realmente o Cristo.

Depois deste banquete de casamento, foi para Cafarnaum com a mãe, os irmãos e os discípulos, e permaneceram ali alguns dias."
(João 2:1-12)