TU ÉS DIFERENTE!

Senhor Jesus, Tu és diferente...

Ficaste ao lado da mulher adúltera,
quando todos se afastaram dela.

Entraste na casa de um publicano,
quando todos se voltaram contra ele.

Chamaste as crianças para junto de Ti,
quando todos queriam desprezá-las.

Perdoaste ao apóstolo Pedro,
quando ele próprio a si se condenava.

Elogiaste uma viúva pobre,
quando todos, indiferentes, a ignoravam.

Resististe à tentação do Diabo,
quando todos teriam sucumbido.

Prometeste o Paraíso ao malfeitor,
Quando todos lhe desejavam o inferno.

Chamaste Paulo para Te seguir,
Quando todos temiam as suas ameaças.

Resististe a toda a glória humana,
Quando quiseram fazer de Ti um rei.

Preferiste os pobres miseráveis,
Quando todos buscavam as riquezas.

Curaste inúmeros enfermos,
Quando foram pelo mundo abandonados.

Tudo calaste, como ovelha muda,
Quando todos Te acusavam e batiam, zombando de Ti.

Morreste, solitário, numa cruz,
Quando todos festejavam uma Páscoa.

Assumiste a culpa por inteiro,
Quando todos lavavam as mãos da inocência.

Ressuscitaste da tumba fria e escura,
Quando todos Te julgavam derrotado!

Senhor Jesus, Tu és diferente!
Aceita a minha profunda gratidão...

... por tudo o que TU és para mim!

JESUS CRISTO…

Era filho de uma camponesa,
nasceu numa aldeia pouco famosa,
nunca escreveu um livro,
nunca ocupou um cargo social relevante,
nunca teve a Sua família,
nunca possuiu casa própria,
nunca frequentou uma faculdade,
nunca viajou mais de 200 quilómetros do local do seu nascimento,
nunca fez nenhuma das coisas geralmente associadas à glória humana.
Entretanto…
Vinte e um séculos passaram e…
Jesus permanece a figura central da humanidade;
todos os exércitos que já marcharam,
todos os navios que já navegaram,
todos os parlamentos que já se reuniram,
todos os reis que já reinaram,
juntos,
não conseguiram influenciar tanto a vida do homem neste planeta como Jesus.
Ele é
“a imagem do Deus invisível,
o primogénito de toda a criatura;
porque foi n'Ele que todas as coisas foram criadas,
no céu e na terra,
as visíveis e as invisíveis,
os Tronos e as Dominações,
os Poderes e as Autoridades,
todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele.
Ele é anterior a todas as coisas
e todas elas subsistem n’Ele.
É Ele a cabeça do Corpo,
que é a Igreja.
É Ele o princípio,
o primogénito de entre os mortos,
para ser Ele o primeiro em tudo;
porque foi n’Ele que aprouve a Deus
fazer habitar toda a plenitude
e, por Ele e para Ele, reconciliar todas as coisas,
pacificando pelo sangue da Sua cruz,
tanto as que estão na terra
como as que estão no céu.”

QUEM É JESUS CRISTO?

"Mas Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados." (Isaías 53:5).

Jesus é o unigénito Filho de Deus. Contudo, Ele desceu do trono do Pai Deus para ocupar o ventre de uma mulher. Tornou-se “Filho do homem” para que nós pudéssemos tornar-nos filhos de Deus.

Jesus foi concebido pelo Espírito Santo de forma sobrenatural, viveu na pobreza e foi criado na obscuridade. Não tinha riqueza nem influência, no entanto, jamais a sabedoria de qualquer homem se igualou à Sua sabedoria. Nunca ninguém falou como Jesus!

A Sua família era modesta e não tinha influência. Quando criança, Jesus fez o rei Herodes entrar em pânico. Quando jovem, desorientou os teólogos com o Seu conhecimento e sabedoria. Já adulto, controlou os elementos da Natureza e acalmou tempestades. Curou multidões sem medicamentos e com o lanche de uma criança alimentou milhares de pessoas. Os demónios obedeciam-Lhe e chegou mesmo a dar vida aos mortos.

Jesus nunca escreveu um livro; no entanto nenhuma das bibliotecas do mundo poderia abarcar todos os livros que foram escritos a respeito d’Ele.

Jesus nunca escreveu uma música; no entanto forneceu temas para mais obras musicais do que qualquer outra pessoa.

Jesus nunca frequentou uma faculdade; no entanto, todas as faculdades juntas não podem gabar-se de terem tantos estudantes como Ele tem.

Grandes homens nasceram e, como é natural, morreram; no entanto, Jesus continua vivo. Herodes não O conseguiu matar. Satanás não O conseguiu fazer cair em pecado. A morte não O conseguiu destruir. A sepultura não O conseguiu reter.

Jesus recusou vestes de púrpura, preferindo usar túnicas humildes. Era rico, mas por amor a todos nós tornou-Se pobre.

Dormiu numa manjedoura que não era d’Ele, montou um jumentinho que não era d’Ele e foi sepultado num sepulcro que não era d’Ele.

Jesus venceu a morte e ressuscitou ao terceiro dia, como Ele mesmo tinha dito que aconteceria. Subiu aos céus e está à direita do trono de Deus.

Um dia, Jesus voltará em poder e grande glória para julgar o mundo. Então, todo o joelho se dobrará e toda a língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor. Os Seus seguidores exaltarão e louvarão o Seu nome com alegria e confiança, mas os Seus inimigos procurarão esconder-se d’Ele.

Jesus é perfeito, e é a única Pessoa que pode satisfazer as nossas almas. Ao aceitarmos, pela fé, Jesus Cristo como nosso Salvador, os nossos pecados são perdoados e Deus concede-nos uma vida nova e eterna, cheia de satisfação e paz.

A todos aqueles que estão prontos para O aceitar e a crer n'Ele, Deus dá-lhes, entre outras, as seguintes promessas:

"Mas, a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome." (João 1:12).

E ainda:

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que n'Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16).

Leitor(a) amigo(a): por que não acolher a proposta de Jesus aceitando-O como único e suficiente Salvador pessoal? foi para isso mesmo que Ele veio a este mundo. E Jesus não só vive, mas está disponível agora mesmo!

Ele Disse: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei-de aliviar-vos. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para as vossas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mateus 11:28).

Permita que lhe pergunte, caro leitor: você já aceitou Jesus Cristo como seu Salvador pessoal? Essa é, seguramente, a mais importante decisão que todos nós devemos tomar.

JESUS FALANDO DE SI PRÓPRIO

Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não mais terá fome e quem crê em mim jamais terá sede. (João 6:35)

Jesus falou-lhes novamente: ‘Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida.’ (João 8:12)

Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim estará salvo; há-de entrar e sair e achará pastagem. (João 10:9)

Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. (João 10:11)

Disse-lhe Jesus: ‘Eu sou a Ressurreição e a Vida. Quem crê em mim, mesmo que tenha morrido, viverá.’ (João 11:25)

Jesus respondeu-lhe: ‘Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode ir até ao Pai senão por mim.’ (João 14:6)

Jesus disse-lhe: Há tanto tempo que estou convosco, e não me ficaste a conhecer, Filipe? Quem me vê, vê o Pai. Como é que me dizes, então, ‘mostra-nos o Pai’? Não crês que Eu estou no Pai e o Pai está em mim? (João 14:9-11)

Eu sou a videira verdadeira e o meu Pai é o agricultor. Ele corta todo o ramo que não dá fruto em mim e poda o que dá fruto, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais purificados pela palavra que vos tenho anunciado. Permanecei em mim, que Eu permaneço em vós. Tal como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, mas só permanecendo na videira, assim também acontecerá convosco, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanece em mim e Eu nele, esse dá muito fruto, pois, sem mim, nada podeis fazer. (João 15:1-5)

TESTEMUNHOS DA RESSURREIÇÃO

Acreditamos em determinados factos históricos simplesmente porque os historiadores relatam esses acontecimentos e não porque nós estivéssemos lá para os confirmar. Neste sentido, dificilmente alguém ousaria negar, por exemplo, que Herodes e Pilatos existiram, de facto, e que foram contemporâneos de Jesus. Isto porque acreditamos nos registos históricos acerca dessas personagens. Da mesma maneira, os escritores do Novo Testamento registam inúmeros testemunhos pessoais relacionados não só com a vida de Jesus, mas também com o facto da Sua ressurreição. Notemos alguns desses testemunhos registados na Bíblia:

“Vós sois as testemunhas destas coisas. E Eu vou mandar sobre vós o que meu Pai prometeu. Entretanto, permanecei na cidade até serdes revestidos com a força do Alto.” ( Lucas 2:48-49).

“Mas ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria e até aos confins do mundo.” (Actos 1:8).

“Foi este Jesus que Deus ressuscitou, e disto nós somos testemunhas. Tendo sido elevado pelo poder de Deus, recebeu do Pai o Espírito Santo prometido e derramou-o como vedes e ouvis.” (Actos 2:32-33),

“Destes a morte ao Príncipe da Vida, mas Deus ressuscitou-o dos mortos, e disso nós somos testemunhas.” (Actos 3:15).

“Com grande poder, os Apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e uma grande graça operava em todos eles.” (Actos 4:32).

“E nós somos testemunhas destas coisas, juntamente com o Espírito Santo, que Deus tem concedido àqueles que lhe obedecem.” (Actos 5:32).

“E nós somos testemunhas do que Ele fez no país dos judeus e em Jerusalém. A Ele, que mataram, suspendendo-o de um madeiro, Deus ressuscitou-o, ao terceiro dia, e permitiu-lhe manifestar-se, não a todo o povo, mas às testemunhas anteriormente designadas por Deus, a nós que comemos e bebemos com Ele, depois da sua ressurreição dos mortos.” (Actos 10:39-41).

“Mas Deus ressuscitou-o dos mortos e, durante muitos dias, apareceu aos que tinham subido com Ele da Galileia a Jerusalém, os quais são agora suas testemunhas diante do povo.” (Actos 13:30-31).

“Ele foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras; apareceu a Cefas e depois aos Doze. Em seguida, apareceu a mais de quinhentos irmãos, de uma só vez, a maior parte dos quais ainda vive, enquanto alguns já morreram. Depois apareceu a Tiago e, a seguir, a todos os Apóstolos. Em último lugar, apareceu-me também a mim, [apóstolo Paulo] como a um aborto. É que eu sou o menor dos apóstolos, nem sou digno de ser chamado Apóstolo, porque persegui a Igreja de Deus. (1 Coríntios 15:4-9).

“Mas se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã é também a vossa fé. E resulta até que acabamos por ser falsas testemunhas de Deus, porque daríamos testemunho contra Deus, afirmando que Ele ressuscitou a Cristo, quando não o teria ressuscitado, se é que, na verdade, os mortos não ressuscitam.” (1 Coríntios 15:14-15).

“O que existia desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplámos e as nossas mãos tocaram relativamente ao Verbo da Vida, de facto, a Vida manifestou-se; nós vimo-la, dela damos testemunho e anunciamo-vos a vida eterna que estava junto do Pai e que se manifestou a nós.” (1 João 1:1-2).

“Ele prosseguiu: O Deus dos nossos pais predestinou-te para conheceres a sua vontade, para veres o Justo e para ouvires as palavras da sua boca, porque serás testemunha diante de todos os homens, acerca do que viste e ouviste.” (Actos 22:14-15).

“Na noite seguinte, o Senhor apresentou-se diante dele [apóstolo Paulo]e disse-lhe: Coragem! Assim como deste testemunho de mim em Jerusalém, assim é necessário que o dês também em Roma.” (Actos 23:11).

“Perguntei [apóstolo Paulo]: ‘Quem és tu, Senhor?’ E o Senhor respondeu: ‘Eu sou Jesus a quem tu persegues. Ergue-te e firma-te nos pés, pois para isto te apareci: para te constituir servo e testemunha do que acabas de ver e do que ainda te hei-de mostrar. Livrar-te-ei do povo e dos pagãos, aos quais vou enviar-te, para lhes abrires os olhos e fazê-los passar das trevas à luz, e da sujeição de Satanás para Deus. Alcançarão, assim, o perdão dos seus pecados e a parte que lhes cabe na herança, juntamente com os santificados pela fé em mim.’ (Actos 26:15-18).

QUE PENSAR DE JESUS? (continuação)

O testemunho dos que conviveram mais de perto com Jesus impressiona e convence-nos da singularidade da Pessoa de Jesus. O apóstolo Pedro, por exemplo, escreveu: “De facto, demo-vos a conhecer o poder e a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, não por havermos ido atrás de fábulas engenhosas, mas por termos sido testemunhas oculares da sua majestade.” (2 Pedro 1:16).

Também o apóstolo João nos dá o seguinte testemunho: “No princípio existia o Verbo; o Verbo estava em Deus; e o Verbo era Deus. No princípio Ele estava em Deus. Por Ele é que tudo começou a existir; e sem Ele nada veio à existência." (João 1:1-3).

Por outro lado, o médico e evangelista Lucas diz: “Visto que muitos empreenderam compor uma narração dos factos que entre nós se consumaram, como no-los transmitiram os que desde o princípio foram testemunhas oculares e se tornaram "Servidores da Palavra", resolvi eu também, depois de tudo ter investigado cuidadosamente desde a origem, expô-los a ti por escrito e pela sua ordem, caríssimo Teófilo.” (Lucas 1:1-3).

E o mesmo Lucas, ao endereçar de novo o seu Livro de Actos dos Apóstolos refere: “No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei as obras e os ensinamentos de Jesus, desde o princípio até ao dia em que, depois de ter dado, pelo Espírito Santo, as suas instruções aos Apóstolos que escolhera, foi arrebatado ao Céu. A eles também apareceu vivo depois da sua paixão e deu-lhes disso numerosas provas com as suas aparições, durante quarenta dias, e falando-lhes também a respeito do Reino de Deus.” (Actos 1:1-4).

QUE PENSAR DE JESUS?

Estimado leitor,

Este Blogue destina-se a testemunhar de Jesus Cristo. Ele foi, seguramente e para além do mais, pelo impacto que a Sua vida e ensinamentos tiveram na História, a Pessoa mais importante que já pisou este planeta. A Sua influência na nossa civilização veio mudar radicalmente cada um dos vários aspectos da vida humana no sentido mais digno e nobre da nossa existência.

A nossa fé em Jesus é a mesma dos crentes do Novo Testamento. “É a fé antiga que tem futuro e não a fé desgastada pelas inúmeras transfigurações que os avanços e recuos ideológicos da nossa história determinaram. E esta fé antiga é, numa só palavra, Cristo.”

“O Jesus histórico e o Cristo da fé são uma e a mesma pessoa. Importa desmascarar o mito ideológico da sua separação, o mito que a suposta investigação moderna reinventou.”

“Sim, Jesus Cristo é o nosso único Senhor, Salvador e Mediador, como também é o supremo exemplo das nossas vidas. É necessário que todos reconheçam que Jesus Cristo é Senhor, e que é por Ele que passa a redenção do universo, incluindo todas as estruturas da existência.” (continua)